Como rebaixar nível funcional do domínio e floresta do AD?

Como rebaixar nível funcional do domínio e floresta?

E aeee, 100%?!

Certa vez estava eu, empolgado com uma nova implantação que iria fazer em uma empresa que atuava. Eu havia desenhado o projeto para uma nova filial que tinha sido adquirida e levei em conta o que era necessários ter nessa filial para garantir o máximo de compatibilidade possível com minha infra já existente. Nessa época eu já havia atualizado todos os meus servidores para Windows Server 2012 R2 e tinha tudo rodando 100%.

Pois bem, eis que chega o dia de executar as mudanças na nova filial e a principal será ingressar os 2 servidores existentes em meu domínio, sendo que um deles seria um Controladores de Domínio. Tudo caminhou bem até que:

Resultado de imagem para the functional level of the forest is incompatible

Quando eu vi esse erro me dei conta do seguinte: Eu ATUALIZEI meus servidores para Windows Server 2012 R2 e também atualizei o NÍVEL FUNCIONAL DA FLORESTA (FFL) e o NÍVEL FUNCIONAL DO DOMINIO (DFL) para Windows Server 2012 R2.

E AGORA JOSÉ?!?!?! Questionei-me!

Bom, antes de falamos sobre a ação tomada, me permita explicar rapidinho o que são esses níveis funcionais. Durante a configuração de uma nova floresta do AD é necessário selecionar qual será o nível funcional da floresta e domínio. Esse níveis definem os recursos existente a nível de domínio ou floresta, obviamente, e também ditam qual tipo de S.O pode se tornar um DC em seu ambiente. Esse lance foi introduzido no Windows 2000 e vem evoluindo desde então. Um exemplo legal de feature que foi habilitada juntamente com nível funcional é a Lixeira do AD (Recycle Bin). Esse recurso está disponível para ambientes com nível funciona 2008 R2 ou superior.

Neste link aqui você encontrará mais detalhes sobre cada nível funcional incluindo a compatibilidade entre eles.

Explicação teoria feita, agora voltemos a minha história (sim, com “H” e “I” por que aconteceu de fato). Logo a mensagem de erro me dei conta que cometi um equivoco e não levei em conta os requisitos e compatibilidade de nível funcional antes de validar os servidores da nova filial. Como meu parque de servidores era todo 2012 R2 eu já havia elevado o nível funcional da flores e domínio para 2012 R2 e com isso impossibilite que o Windows 2008 R2, existente na filial, se tornasse um DC replica para meu ambiente.

Me recordei também que havia lido que elevar os níveis funcionais de um domínio/flores era fácil, tranquilo, mas rebaixar/reduzir não rolava! Ainda bem que eu, em minha inocência, estava errado. Desde o Windows Server 2008 foi introduzida a capacidade de rebaixar os níveis funcionais via AD (antes realmente não rolava).

Então é o seguinte…chega de história. Caso você precise, por algum motivo, rebaixar os níveis funcionais de seu domínio basta rodar os comandos abaixo e partir pro abraço. Meu lab está com Windows Server 2016 com DFL e FFL na última versão.

image

image

  • Rebaixar Nível Funcional da Floresta

Set-ADForestMode –ForestMode <NivelFuncional> –Identity <seudominio>

image

  • Rebaixar Nível Funcional do Domínio

Set-ADDomainMode –DomainMode <NivelFuncional> –Identity <seudominio>

image

Um detalhe importante nesse procedimento é corrigir erros de replicação antes de executar os comandos, OK!?!

That’s it! Espero que tenham curtido. Grande abraço \,,/

PS: Aproveita e increva-se no meu canal do youtube. Lá encontrará vários vídeos com Hands ON sobre Windows Server!

Leave a Reply