Poupando tempo com GPOs de Inicio (Starter GPOs)

Poupando tempo com GPOs de Inicio (Starter GPOs)

Faaala galera, 100%?!

Sempre que um novo projeto é anunciado aquela sensação de desafio e a ansiedade para iniciar os trabalho começam. Comigo sempre é assim, e contigo? Os planos começam em um papel e logo mais estão todos documentados só esperando o servidor chegar para que as configurações sejam iniciadas. Mesmo com toda energia, cá entre nós, as primeiras horas utilizadas para as configurações inicias não são das mais empolgantes. Volta e meia fica meio boring ter que criar aquela GPO que não pode faltar em ambiente nenhum.

Por mais que eu curta MUITO configurar um servidor do zero eu tenho buscado soluções que facilitem minha vida e me façam poupar/economizar tempo no trabalho/estudos, então se você está cansado de, a cada novo ambiente, ter que começar a configuração de uma GPO do zero, continue a leitura e descubra como salvar tempo! Aproveite e já se inscreva aqui no feed do meu site…sempre posto coisa nova! =D

Vamos ao que interessa! Existe um recurso chamado de “Starter GPO” ou “GPOs de Inicio”. Com esse recurso é possível criar templates (modelos) com configurações que você julga que não podem faltar em nenhum ambiente. O grande lance aqui é que, sempre que for criar uma nova GPO, você pode utilizar essa “GPO de Inicio” como base e garantir que, além de poupar tempo, nenhuma daquelas configurações que você julga ser essenciais falte em seu novo ambiente.

A ideia é ter mais controle e garantia sobre as configurações que julga ser essencial para qualquer ambiente. O procedimento para fazer uso desse recurso é simples, e depois de ter tudo configurado é possível salvar esse modelo (GPO de Inicio) e carregar em um dispositivo removível. Let’s rock \,,/

Primeiro passo é iniciar seu GPMC e procurar o container “Starter GPO”, nele clique com o botão direito e inicie as Starter GPOs. Veja que por padrão o sistema te entrega dois modelos. Se quiser, pode apagar…particularmente não uso.

image

Depois disso feito, botão direito novamente em “Started GPO” e selecione “New”. Defina um nome para sua GPO de Inicie e clique em OK.

image

A partir de agora o processo é o mesmo para configurar um GPO comum. Clique com o botão dirieto na recém criada GPO de inicio e clique em Edit.

PS: As Started GPOs trazem apenas configurações dos Templates Administrativos (aquele padrão que todo sistema com AD já carrega….se tiver dúvidas sobre, de uma olhada nestes meu vídeo aqui)

Configure da forma que desejar e volte para o GPMC. Como comentei anteriormente nós usamos esse recurso para criar um modelo que servirá como base para as GPOs de fato, então, depois de criar e configurar vamos realizar o “link” entre GPO de Inicio e GPO (normal, digamos assim).

Botão direito na OU que deseja criar e linkar a GPO, na em que você digita o nome da GPO, veja que existe um campo embaixo escrito “Source”. É como ele que você informa que que quer utilizar como base uma GPO de Inicio.

image

Selecione a GPO de inicio que criou e clique em OK. Logo depois já pode ir em settings, no meu direito, e verifique que tudo que foi configurado na GPO de Inicio já está na GPO recém criada.

Show né?!?

Antes de finalizarmos esse artigo, falta a parte do “carregar pra onde quiser”. Para isso, é simples.

Clique no container Starter GPO. No menu ao lado direito clique na aba “Contents”. Logo embaixo existem dois botões:

  • Save as cabinet…: Com esse cara você salva a GPO de Inicio no local que preferir.
  • Load Cabinet: Aqui você carrega um cabinet salvo anteriormente.

image

Dessa forma é possível criar seu template e levar pra onde quiser!!

That’s all folks! Por hoje é isso…espero que tenham curtido! Se quiserem saber mais sobre GPO, já da um pulo no meu canal e assista a playlist GPO Explained!

Grande abraço! \,,/

Leave a Reply