Gerenciando Arquivos com WinServer 2012 R2 – Instalando o FSRM

Fala galera! 100%?

Esse é o primeiro post do blog e já começaremos com um assunto pouco abordado mas de extrema importância: O Servidor de Arquivos.

É comum encontrarmos uma rede com servidores bem configurados e estruturados com funções de cluster, Active Directory, Firewall, DHCP, DNS, entre outros. Despendemos horas e horas para criar uma hierarquia funcional de OUs (Unidade Organizacional) em nosso ambiente, sem contar o tempo gasto com criação e customização de GPOs.

Mas e os arquivos em rede? “Há, cria uma pasta compartilhada e aplique algumas permissões. Funciona 100%”.

Esse é o cenário comum em grande parte dos ambientes. Muitos administradores de rede Windows desconhecem os  recursos para gerenciamento de arquivos disponíveis no Windows Server 2012 R2, como:

  • File Screening
  • Quotas de Disco
  • DFS / DFS-R
  • Data Deduplication
  • ….entre outros

Para tentar minimizar cenários como o mencionado, farei uma série de posts mostrando tais recursos, além de algumas dicas para otimizar o uso dos mesmos.

Para início de conversa, faremos a instalação do “Recurso de Gerenciamento do Servidor de Arquivos”, mais conhecido como FSRM (File Server Resource Manager). Siga os passos abaixo e comece a melhorar sua estrutura.

Abra o Server Manager e clique em “Manage > Add Roles and Features”. Na tela seguinte clique em “Next” para prosseguir e na próxima selecione a primeira opção para instalação da Feature Local.

AddRemove

2

Selecione o servidor que deseja realizar a instalação. Se tivéssemos mais de um server neste LAB, todos seriam exibidos nesta tela.

3

Na tela de seleção de Roles, busque por “File and Storage Services” expanda as opções e marque “File Server Resource Manager”. Após selecionar esta Role uma tela será exibida, clique em “Add Feature”. Repare que as opções “File Server” e “File Server Resource Manager” estarão selecionadas, clique em Next para prosseguir.

4

Na tela de Features não é necessário selecionar nada. Clique em “Next” para prosseguir com a instalação. As demais telas são de confirmação da instalação. Clique em “Install” e após a conclusão, clique em “Close”

5

6

8

Agora estamos prontos para acessar o recurso FSRM. Vá até o Server Manager e clique em “Tools > File Server Resource Manager” para abrir a console de gerenciamento.

9

Voilá! Eis a console de Gerenciamento de seu File Server

10

Todas as opções disponíveis nesta console serão estudadas.

Fique conosco e acompanhe os próximos posts para dominar seu File Server e ter mais eficiência e segurança na gestão dos arquivos de sua rede.

Grande Abraço!

2 Comments

  1. Muito bom, você disse algo interessante, a maioria segue fazendo como os outros vão ensinando “criar a pasta compartilhada e etc”, acabam por esquecer que algumas ferramenta oferecem a solução e de forma segura.. show.. ótimo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *